sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VEÍCULO ELÉTRICO

Veículos Elétricos consumirão 3% a 5% da energia elétrica em 2030
*
A certeza de que os veículos elétricos já são uma realidade
e os desafios do futuro para que essa tecnologia predomine foram a tônica do VER-2009 que aconteceu em 30/06/2009
na Firjan, no Rio de Janeiro.
* *
Especialistas alertaram para o fato de que os veículos elétricos causarão maior impacto na redução do consumo de combustíveis fósseis do que no aumento do consumo de energia elétrica.
*
“A recarga dos Veículos Elétricos poderá ser feita no período da noite, sem utilizar o horário de ponta e sem sobrecarregar a rede e o consumo equivale a de um aparelho de ar condicionado, afirma Pietro Erber, diretor do INEE.
*
Durante o VER-2009 especialistas nacionais e internacionais debateram as novas tendências e a evolução da eletrificação de veículos no Brasil, os impactos na distribuição e geração elétrica com o aumento da população de veículos elétricos, as oportunidades advindas do crescimento desse mercado e como esta novidade se articula com os conceitos modernos de redes inteligentes.
*
EXPOSIÇÃO DE 3 VEÍCULOS ELÉTRICOS
*
Bicicleta elétrica Biobike
*
carro elétrico a bateria, REVA
*

Toyota Prius, elétrico híbrido, pertencente à Light

*

LIMPAUTO - Moderna Lavagem de Automóveis à seco.

ENDEREÇO: Av. das Américas, 1510 - Barra da Tijuca - Rio

ORKUT: LIMPAUTO

Email: limpautorio@bol.com.br

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CARRO VOADOR

Carro voador poderá estar no mercado em 2010
*
Um carro voador sintetiza os sonhos de futuro que as pessoas têm em relação aos avanços tecnológicos. Ora, se o automóvel virou artigo de primeira necessidade nas grandes cidades, a importância dos modelos de carros-conceito vai muito além do vislumbre das tendências dos próximos lançamentos dos modelos de série, pois revela a visão de futuro da sociedade sobre esta ferramenta de sobrevivência no dia-a-dia.
*
A grande vantagem dos carros-voadores seria a simplificação das viagens interurbanas, que atualmente, poucos privilegiados podem fazê-las usando aviões ou helicópteros.
*
Agora, como seria para tirar uma carteira de motorista de carro voador?
*
O treinamento de um piloto exige conhecimento da sua aeronave, voos constantes, conhecimento de clima e atualização permanente dos seus conhecimentos. Se com as 4 rodas no chão, a quantidade de acidentes é enorme (motorista sem carteira, embriaguez, etc...,etc...) já imaginaram isso sobre nossas cabeças?
*
Pelo visto o carro-carretel Ozônio da Peugeot, propulsionado a células de combustível não vai ganhar tão cedo um protótipo físico.
*

*

Filmes de ficção científica e desenhos animados estão repletos de carros voadores. Mas, nesse campo, a realidade tem sido decepcionante e os fabricantes de pneus parecem poder dormir tranqüilos, com seu mercado garantido ainda por vários anos. Os cobradores de pedágio - que volta e meio também tapam alguns buracos - também parecem ter receita garantida por muito tempo.
*
VOCÊ ACREDITA QUE ESSE VAI SAIR?
*
Se depender do engenheiro israelense Rafi Yoeli esse vai sair em 2010. Ainda sem uma tecnologia de levitação magnética ou algo do tipo ao seu alcance, ele resolveu ser mais simples e criou seu carro voador utilizando o mesmo princípio de funcionamento dos helicópteros.
*
Graças à sua praticidade, Yoeli afirma que seu carro voador estará à venda em 2010. O projeto é tão promissor que sua pequena empresa, a Urban Aeronautics, já está na mira da poderosa Bell Helicopter.
*
Os helicópteros são excelentes, mas aqueles enormes rotores expostos não os tornam adequados para uso urbano. É daí que vem o nome da empresa de Yoeli, que propõe a criação de uma aeronáutica urbana.
*
Tecnicamente o novo carro voador é um helicóptero com as asas escondidas - lembrando que aquilo que comumente se chama de hélice nos helicópteros é na verdade uma asa rotativa. O carro-voador-helicóptero de Yoeli ainda está na fase de protótipo, não tendo sequer feito um vôo real. Mas ele prevê que, quando pronto, seu veículo poderá decolar verticalmente, voar a velocidades acima de 200 quilômetro por hora e em altitudes de até 3.500 metros. Por que ninguém pensou nisso antes? Talvez muita gente já tenha pensado, mas a simplicidade muitas vezes mina a fé dos inventores. Outras empresas já tiveram idéias bem mais complexas e até agora não decolaram.
*
A idéia de Yoeli também tem seus problemas. Como o diâmetro dos rotores é muito pequeno, seu carro voador gastará 50% mais combustível do que um helicóptero que carregue a mesma carga.
*
2010 não está tão longe. É esperar para ver.
De preferência, sentado em uma espreguiçadeira
e olhando prá cima.
*
LIMPAUTO - Moderna Lavagem de Automóveis à seco.
ENDEREÇO: Av. das Américas, 1510 - Barra da Tijuca - Rio
ORKUT: LIMPAUTO
*