Álcool é mais vantajoso que gasolina em
18 estados brasileiros
*
Pesquisa indica que gasolina vale a pena em apenas nove estados.
Para se sobressair, preço do álcool precisa ser, em média,
30% menor.
*
*
Abastecer com álcool é vantajoso em 18 estados brasileiros, enquanto a gasolina vale a pena em apenas nove. Esse é o resultado de um levantamento divulgado por uma empresa de cartões de abastecimento.
*
Para chegar aos números, foram levantados os preços praticados em oito mil postos de combustíveis . Os estados com maior variação de preço são também aqueles onde o álcool supera a gasolina. A variação em Mato Grosso é de 47%, enquanto em São Paulo é de 44,6%. Já a menor diferença se encontra nos estados de Roraima (22,8%) e Pará (23,4%), onde apesar do álcool barato, compensa rodar com gasolina.
*
Misturar álcool em carro a gasolina aumenta gasto de combustível
*
Em época de alta no preço dos combustíveis, motoristas buscam subterfúgios para economizar na hora de abastecer o carro. Alguns, inclusive, misturam álcool em veículos movidos à gasolina, uma atitude que não só afeta o carro, como o bolso. O combustível adulterado é outro mal que pode causar muita dor de cabeça.
*
O combustível que não atende as especificações do fabricante pode acarretar diversos problemas. O primeiro indício negativo dessa prática é o rendimento insatisfatório do veículo. Junto, vem a perda de potência do motor que influencia no aumento do consumo. Isso é prejuízo no bolso ao final das contas. Em um estágio mais avançado acontece a corrosão do sistema de injeção eletrônica, que passa a trabalhar de maneira incorreta e logo pode sofrer uma pane. Nessa situação o valor do reparo será alto, fora o transtorno de poder ficar a pé. O sistema de escapamento do motor a gasolina também não tolera a corrosão e aí a troca deverá ser completa, incluindo abafador, silenciador e catalisador. Além disso, essa mistura eleva o nível da contaminação ambiental por gases e partículas poluentes. Se esse carro for pego em uma inspeção não vai passar. Em resumo: a economia aparente se reverte em um enorme prejuízo.
*
Veja como se prevenir do combustível adulterado
*
A dica é sempre abastecer no mesmo local. Para assegurar-se da qualidade do combustível nesse posto, seja álcool ou gasolina, exija um teste do produto. É um direito seu. Para saber como funciona o teste, no próprio estabelecimento as regras devem ser apresentadas e esclarecidas. Verifique também se o posto tem lacres eletrônicos instalados nos bocais dos reservatórios de combustíveis. Qualquer consumidor pode denunciar um estabelecimento que apresentar alguma irregularidade através do telefone da ANP: 0800 970 0267.
*
No Brasil temos dois tipos de álcool, o anidro e o hidratado. O primeiro é utilizado para compor a gasolina na proporção de 25% para cada litro e é isento de impostos. Se não bastasse ser mais barato que o álcool hidratado, os adulteradores ainda adicionam água ao álcool anidro e vendem como álcool hidratado. Essa prática é o que se chama de álcool molhado.
*
O álcool hidratado é o combustível propriamente e leva até 7% de água pura em sua composição. A água utilizada na adulteração vem da torneira e conta com cloro, prejudicial ao funcionamento do motor.
*
Como faço para esvaziar o tanque quando descubro
que ele recebeu combustível adulterado?
*
Quando surgiram os primeiros carros a álcool era comum o frentista errar e colocar gasolina ou vice-versa. Aí não tinha jeito e um meio de esvaziar o tanque era na base da mangueira mesmo. Atualmente os carros dispõem de recursos para isso, são encaixes do tanque de plástico, que variam de carro para carro, mas que os mecânicos conhecem bem. Apesar de ser um procedimento razoavelmente fácil é recomendado que um mecânico faça isso. Primeiro, porque lidar com o combustível pode ser muito perigoso, já que se trata de um líquido altamente inflamável e, segundo, porque uma boa oficina dispõe de ferramentas para fazer isso rapidamente.
*
Existe algum problema em abastecer um carro flex em postos com combustível adulterado, contendo mais álcool do que a lei permite?
*
Nesse caso em específico, com mais adição de álcool que o recomendado, um carro do tipo flex não vai ter problema algum. Porém, o combustível adulterado não leva apenas mais álcool além do que a lei determina, mas também solventes - produtos químicos – mais baratos, o que aumenta a rentabilidade dos proprietários de postos. Uma gasolina adulterada com adição de solvente – a prática mais comum - vai ser maléfica para qualquer tipo de motor, seja apenas a gasolina ou flex. Existem diversos tipos de solventes, como por exemplo, aguarrás e solvente para borracha, também conhecido como benzina industrial.
*
LIMPAUTO - Moderna Lavagem de Automóveis à seco.
ORKUT: LIMPAUTO
Email: limpautorio@bol.com.br
*
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário