quinta-feira, 21 de maio de 2009

DICAS

1) LANTERNAS TRASEIRAS DE NEBLINA PODEM ATRAPALHAR.
Lanternas traseiras de neblina acesas, sem haver neblina atrapalham, provocando ofuscamento em quem vem atrás e ainda podem ser confundidas com luzes de freio. Fique atento para não deixar isso acontecer.
2) A ÚLTIMA BOMBADA É DESNECESSÁRIA.
"Aquela última acelerada" antes de desligar o motor não traz benefício algum nos dias de hoje. Na verdade, esse hábito era comum nos carros antigos com motor de dois tempos onde o óleo era misturado à gasolina para lubrificação do motor, esse procedimento existia para deixar as paredes dos cilindros com gasolina e óleo, para que na próxima partida o motor não girasse a " seco". Porém, com a chegada dos motores atuais de quatro tempos, tanto carburados como injetados, esse procedimento causa o efeito contrário. Ocorre que o combustível que é enviado para a câmara de combustão não vai ser queimado, já que a ignição vai ser desligada e o combustível não queimado vai "lavar" a parede do cilindro (retirando o óleo), fazendo com que na próxima partida o motor comece a funcionar sem lubrificação adequada, além de aumentar o consumo de combustível.
3) VOCÊ ESQUENTA O SEU CARRO A ÁLCOOL?
Saiba que nos motores atuais, mesmo nos carros modernos movidos a álcool, não há mais necessidade de "esquentá-lo" previamente. Basta você sair com o veículo de maneira "tranqüila", sem forçar o motor, até que a temperatura esteja normal para que o câmbio e demais peças de transmissão e componentes de lubrificação, freios, etc., atinjam a temperatura ideal de funcionamento em conjunto com o motor.
4) PARADO, PROCURE NÃO DEIXAR A MÃO SOBRE A ALAVANCA DE CÂMBIO.
Descansar a mão sobre a alavanca de câmbio provoca desgaste acentuado no sistema, deixando a alavanca folgada e imprecisa provocando aquelas "escapadas de marcha". Utilize a alavanca apenas para trocar marchas.
5) O MOTOR DO CARRO "MORREU" DE REPENTE?
A primeira verificação a ser feita é no nível de combustível no tanque. Se realmente o ponteiro estiver lá em baixo, não fique tentando dar partida no carro sem gasolina repetidas vezes, porque se a bomba elétrica funcionar "seca" por muito tempo pode pifar.
6) VOCÊ COSTUMA "ARRANCAR" ASSIM QUE O SEMÁFORO ABRE?
Arrancadas bruscas não gastam apenas gasolina. Nestas arrancadas, coxins e câmbio são forçados e dependendo da arrancada podem até quebrar. Lembrando-se ainda, que as engrenagens e juntas homocinéticas sofrem bastante com esse procedimento. Guie de forma suave, é mais econômico e seguro.
7) DIRIJA DE FORMA ATENTA E EVITE TER DE FREAR BRUSCAMENTE.
Evite frear de forma brusca. Além de gastar combustível, componentes do freio se aquecem demais causando mais desgaste das pastilhas, lonas, discos e tambores. Além é claro, dos pneus. Guie sempre com atenção.
8) CUIDADO COM OS LAVA-RÁPIDOS!
Fique atento quando lavar seu carro em postos ou lava-rápidos que utilizem desengraxantes na limpeza das rodas. Acontece que esses produtos contém formulas extra-fortes (muitas vezes, as mesmas utilizadas na limpeza de baús de alumínio de caminhões) e acabam removendo não só a sujeira como também o verniz e a pintura das rodas, causando grandes danos. O ideal é limpá-las com sabão neutro e água, ou no máximo, utilizar um detergente doméstico.
9) SABE O BARULHO IRRITANTE DA BORRACHA RANGENDO CONTRA O VIDRO?
Não se desespere. Muitas vezes este pequeno incômodo pode ser resolvido facilmente. Primeiramente, limpe o vidro e as borrachas da palheta com detergente neutro, pois podem estar engordurados. Se não resolver, dobre o limpador para o lado contrário ao que está rangendo para que a borracha da palheta "deite" por igual em ambos os lados, e tenha um contato uniforme com o vidro.
10) QUANDO ESTIVER PARADO NO FAROL, NÃO DEIXE O CARRO ENGATADO.
Quando o semáforo está fechado, muita gente acaba mantendo o carro engatado e, conseqüentemente, o pedal de embreagem acionado. Este hábito provoca desgaste acentuado no sistema, deixando desgastado prematuramente o conjunto de embreagem. Portanto, desengate o carro, puxe o freio de mão e aproveite para relaxar um pouco!
11) ESTACIONAR EM VIAS ÍNGRIMES.
Há um mito que usar o freio de mão já basta para segurar um automóvel estacionado em uma subida. Mas, além de puxar o freio de mão, é importante deixar o veículo engatado na primeira marcha e com a direção travada e virada para o meio-fio. Essa é uma garantia que seu carro não descerá ladeira abaixo caso haja alguma falha no sistema de freio. Esta prática não chega a ser obrigatória no Brasil. Nos Estados Unidos, no entanto, se o motorista não virar e encostar a roda dianteira no meio-fio, fica passível de multa.
12) TRANSPOR VALETAS E LOMBADAS.
Um dos mitos mais comuns diz que superar valetas e lombadas com o carro na diagonal é melhor. Apesar de a suspensão do automóvel estar preparada para esse tipo de procedimento, o correto é deixar o carro reto, pois o motorista irá causar menos torção no monobloco e os amortecedores trabalharão com a mesma intensidade, sendo menos sobrecarregados.
13) PEDAL DE FREIO X PEDAL DE EMBREAGEM.
Muitos motoristas têm dúvida sobre em qual pedal se deve pisar primeiro quando for fazer uma redução. A lenda diz que sempre é preciso pisar primeiro na embreagem, mas essa afirmação é falsa. Ao pisar na embreagem, o motor fica desengrenado – mesmo que uma marcha esteja engatada. Isso pode dificultar o controle do automóvel. O correto é pisar primeiro no freio e quando o carro estiver em velocidade mais reduzida, na embreagem.
*
LIMPAUTO - Moderna Lavagem de Automóveis à seco.
ENDEREÇO: Av. das Américas, 1510 - Barra da Tijuca - Rio
ORKUT: LIMPAUTO
*
*

Um comentário:

  1. Juraaaaaaaaa???? Meu Deus, meu carro é flex power e eu quando uso álcool sempre fiquei aquecendo o carro antes. rsrsrs... Eu tô ficando velha mesmo.

    Cristina Maria.

    ResponderExcluir